Solicitação de Estágio Obrigatório

Neste post, esclareceremos como deve ser feita a solicitação de estágio obrigatório, além de identificar quais são os pré-requisitos.

Como fazer a matrícula?

Para se matricular em estágio, o aluno deve enviar um e-mail para o prof. Eduardo Peixoto (eduardopeixoto@ieee.org) ou para a Secretaria (alunosene@ene.unb.br), contendo as seguintes informações:
 • Declaração de matrícula recente (pode ser a declaração obtida no Sigaa).
 • Termo de Compromisso de Estágio (ou Termo Aditivo de Estágio, se for renovação).
 • Plano de Atividades de Estágio – este deve ser entregue mesmo em caso de renovação.

Obtenção de assinaturas

A assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades é feita de forma 100% digital.

Existem duas formas possíveis para se obter a assinatura do DAIA:
1. O aluno envia o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades em um PDF escaneado (com boa qualidade) já assinado (no papel, via impressão/scan, ou digitalmente). Uma vez terminado, esse PDF será assinado digitalmente pelo DAIA – para todos os efeitos, essa assinatura digital tem a mesma validade da assinatura física. Essa é a forma mais rápida e recomendada.
2. O aluno envia um arquivo editável contendo o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades que ele quer. Eu vou redigir o termo no SEI, e depois vamos fazer todas as assinaturas via SEI. Essa forma funciona, mas demora um pouco mais – além de ter que redigir o contrato no SEI, depois todo mundo tem que criar um usuário externo no SEI, a Secretaria tem que liberar o documento para assinaturas externas, todo mundo tem que assinar e só depois disso eu posso enviar para o DAIA. Funciona, mas esse processo envolve várias etapas em série, várias pessoas, e é naturalmente mais lento.

Em ambos os casos, é importante atentar para que todas as partes tenham assinado os termos. Em geral, as partes são:
 • Representante da empresa – é importante que a pessoa que assine o termo seja a pessoa listada como representante da empresa, ou que tenha uma autorização específica para tal.
 • Supervisor de Estágio da empresa – normalmente é uma pessoa diferente do representante da empresa, e precisa assinar o Plano de Atividades.
 • Aluno – o aluno tem que assinar todas as vias.
 • Agente de Integração – se algum agente de integração estiver envolvido (CIEE, IEL, etc..) deve constar a assinatura aqui também.

Demora no processo

É importante notar que a grande maioria dos estágios são despachados e assinados rapidamente, mas alguns estágios podem demorar um pouco – principalmente se tiver algum problema com relação às assinaturas. É importante alocar algum tempo para fazer o processo, principalmente se quiser fazer a assinatura via SEI.

Alguns motivos que fazem a assinatura levar mais tempo do que o normal:
Problemas com as assinaturas. O DAIA não assina estágios que estejam faltando assinaturas, ou que estejam com representações incompletas (por exemplo, tenham um nome como representante da empresa e outra pessoa assinando o estágio).
Problemas com o convênio. A maioria das empresas já tem convênio com a UnB, mas algumas não tem. É fácil fazer um novo convênio, mas isso acaba demorando um pouco mais. Para verificar ou fazer um novo convênio, entre em contato com convenioestagio@unb.br .
Problemas com estágios mais antigos do aluno. Muitas vezes o aluno troca de estágio mas não entrega o termo de rescisão para o DAIA. Nesses casos, quando o aluno tenta um novo estágio, o DAIA recusa a assinatura pois os aluno já tem um estágio vigente. Portanto, verifique se a sua rescisão na empresa anterior foi feita e comunicada para o DAIA e, se for este o caso, envie o termo de rescisão anterior junto com o pedido do novo estágio.

Efetivar a matrícula em estágio obrigatório

Para efetivar a matrícula em estágio obrigatório, o aluno primeiro deve fazer o processo de assinatura de estágio normalmente.
Depois disso, ele deve enviar o histórico escolar (do SIGAA) e o termo de estágio assinado para o prof. Eduardo Peixoto. Se o aluno cumprir o pré-requisito (ter completado 60% dos créditos do curso), tiver tempo hábil para realizar o estágio (180h) durante o semestre e tiver 12 créditos disponíveis em sua grade, o aluno é matriculado neste semestre. Caso contrário, ele pode ser matriculado no semestre seguinte (mas ele tem que fazer a solicitação). Em nenhum caso o estágio obrigatório é feito de forma retroativa – o tempo do estágio obrigatório começa a contar após a solicitação.
Ao fim do estágio, o aluno deve entregar o Relatório Técnico de Estágio, além do Formulário de Avaliação da Concedente (assinado pelo aluno) e do Formulário de Avaliação do Aluno pela Concedente (assinado pela empresa). 

Dúvidas?

Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar sua pergunta nos comentários abaixo.
Responderemos assim que possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *