Representação Discente

Em todos os níveis da UnB, as decisões são tomadas por conselhos, grupos de atores deliberativos. Isso é, as decisões de maior peso são feitas por um conjunto de pessoas que foram indicadas ou estão ativamente envolvidas na decisão. Na maioria dessas situações, o corpo discente é fortemente afetado, portanto, nesses conselhos, tem-se a presença de alunos que participam e votam nas discussões. Nessa sessão, pretendo apresentar quais os níveis mais relevantes dentro da Universidade de Brasília e como se dá a representação discente em cada uma delas.

Centro Acadêmico

Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso, portanto, toda a representação discente começa aqui, pois é aqui que a voz de qualquer aluno pode ser ouvida e levada as instâncias mais superiores na Universidade. Todo o posicionamento tomado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CAENE) é baseado nas opiniões do corpo discente de Engenharia Elétrica. Para extrair essa decisão, nós utilizamos de 2 artifícios:

  • Assembleia Geral;
  • Pesquisa de Opinião Online.

A Assembleia Geral é o órgão deliberativo máximo do CAENE, todos os alunos do curso tem direito a fala e voto. Utilizamos ela sempre que a opinião a ser extraída requer uma discussão mais aprofundada e cuidadosa. As decisões tomadas em Assembleia não podem ser contrariadas pela direção do CAENE. Já a Pesquisa de Opinião é um mecanismo mais simples, onde tiramos opiniões mais pontuais no corpo discente, sendo um simples formulário online que os alunos preenchem para dar suas opiniões e seus pontos de vista.

Assembleia Geral do CAENE

Departamento

Os Departamentos, organizados por área de conhecimento, são vinculados às Unidades Acadêmicas e têm como atribuição principal a coordenação e a execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito de sua competência. O departamento a que nosso curso está vinculado é o Departamento de Engenharia Elétrica (ENE), e a unidade acadêmica a que o departamento está vinculado é a Faculdade de Tecnologia (FT). Existe um órgão deliberativo em cada departamento, o Colegiado de Departamento.

Desse colegiado, participam os docentes em exercício e as representações discente e técnico-administrativa, sendo essas reuniões presididas pelo Chefe de Departamento.

No ENE, cada Centro Acadêmico constituinte tem uma cadeira para discussão e voto.

Unidade Acadêmica

São Unidades Acadêmicas os Institutos e as Faculdades, que têm como atribuições:

  • Coordenar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas respectivas áreas;
  • Planejar e administrar os recursos humanos, orçamentários, financeiros e materiais sob sua responsabilidade.

Dentro da nossa unidade acadêmica, a FT, existem 2 órgãos deliberativos contendo representação discentes:

  • Conselho da FT (CF/FT);
  • Câmara dos Cursos de Graduação da FT (CCG/FT).

O Conselho da Faculdade de Tecnologia é o órgão máximo deliberativo e de recurso em matéria administrativa e acadêmica da Faculdade. Hoje, contém um representante discente da graduação e um representante discente da pós-graduação.

A Câmara dos Cursos de Graduação da Faculdade de Tecnologia debate e decide sobre políticas de graduação na FT. Hoje, contém um representante discente da graduação.

O resto das atribuições de ambos conselhos podem ser vistas aqui.

Diretório Central dos Estudantes (DCE)

O Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães, DCE-UnB, é entidade máxima de representação dos estudantes da Universidade de Brasília. Para definir seus posicionamentos, o DCE se utiliza do Conselho de Entidades de Base (CEB), que é uma reunião com todos os CAs da UnB e a diretoria do DCE. Cada CA tem uma cadeira para discussão e voto. Nele são definidos o posicionamento do movimento estudantil da UnB.

Reunião do CEB

Conselhos Superiores

Chegamos às maiores instâncias da UnB: os conselhos superiores. Estes discutem assuntos que impactam toda a universidade. No total, são 3:

  • Conselho Universitário (CONSUNI);
  • Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE);
  • Conselho Administrativo (CAD).

O CONSUNI é o órgão de deliberação máximo da Universidade, discutindo sobre políticas globais, regimentos das unidades dentre outros assuntos. O CEPE discute sobre questões acadêmicas, cientificas e culturais da Universidade. Já o CAD discute acerca das questões administrativas e financeiras da UnB.

Para entendê-los com mais detalhes, clique aqui.

Cada conselho conta com 20% de representação discente total. Sendo 15% da graduação e 5% da pós-graduação. Os 15% da graduação são repartidos conforme a eleição para DCE (por exemplo, se a chapa 1 receber 60% dos votos e a chapa 2 receber 40%, a primeira ficará com 60% das cadeiras nos conselhos e a chapa 2 com 40%), portanto, o DCE é sempre a chapa de maior representatividade nos conselhos, porém, não é a única.

Reunião do CONSUNI

Conclusão

Esperamos que isso tenha te ajudado a entender um pouco sobre a representação discente na UnB, e qual é o caminho que a sua opinião, como aluno, leva até chegar nos órgãos superiores da universidade. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui um comentário e nos ajude a deixar essa postagem mais completa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *