Eletromagnetismo 1
Essa disciplina é bastante teórica, com uma grande carga de matemática envolvida no conteúdo. Como não há uma disciplina de laboratório da mesma, acaba que os conceitos ficam apenas na esfera da teoria, e só serão efetivamente aplicados na disciplina de laboratório de Eletromagnetismo 2 e outros laboratórios que exigirão esta como pré-requisito.
Vale notar que ela é pré-requisito para muitas matérias: Eletromagnetismo 2 (e laboratório), Materiais Elétricos e Magnéticos (e laboratório), Eletrônica (e laboratório) e, por fim, Conversão de Energia e Máquinas Elétricas. Por isso, é importante não deixar essa disciplina para o final, pois ela tranca muitas outras em cadeia.
O único pré-requisito da disciplina é Cálculo 3. De fato, praticamente todo o conteúdo utiliza C3, desde o começo. Geralmente, os professores dão uma revisão dos conteúdos necessários no começo do semestre. Mas é melhor não contar com isso, já que não é uma obrigação do docente. Vale a pena revisar por conta própria os conceitos, principalmente os teoremas integrais (Gauss, Stokes e Green). Com esses conceitos em mente, já será uma boa base para a disciplina.
Na disciplina serão vistos os principais conceitos acerca de ondas eletromagnéticas. No início discute-se sobre campos elétricos, depois segue-se para os campos magnéticos e ao final relaciona-se os conceitos com as leis de Maxwell. É uma disciplina muito interessante, que discute temas importantíssimos para a Engenharia Elétrica.
Probabilidade e Estatística
PE é uma disciplina obrigatória do departamento de Estatística, costuma ser uma matéria bem tranquila. Ela é dividida em 3 provas que podem ser feitas novamente na semana seguinte, sendo que a maior nota é a que fica.
Nas duas primeiras provas o que cai está bem próximo do que já é estudado em probabilidade e estatística no Ensino Médio, já a terceira o conteúdo é um pouco mais aprofundado embora não seja muito complicado.
A disciplina é unificada o que significa que as provas são as mesmas para todos os alunos independente dos professores, o que te permite assistir às aulas de outros professores, principalmente no EAD. Recomendo refazer as provas antigas que podem ser acessadas no drive do ENE, pois várias questões são parecidas ou até iguais. Recomendo também estudar pelo canal do You Tube do professor James Sampaio, ele explica toda a matéria de forma didática e rápida além de resolver exercícios parecidos com os das provas.
Sinais e Sistemas em Tempo Discreto
É a disciplina que vem depois de Sinais e Sistemas em Tempo Contínuo (tem ela como pré requisito) e expande os conhecimentos de sinais e sistemas para o campo discreto. Junto com SSTC, formam a base para entender melhor as matérias de comunicações (como Princom) e outras que envolvam sinais.
Alguns dos tópicos abordados durante a disciplina são resposta ao impulso, função de transferência, resposta em frequência e as Transformadas Z e de Fourier. Assim como em SSTC, é possível encontrar vídeos no YouTube sobre os assuntos, materiais feitos por outras universidades e bons livros como o Lathi (também é bom checar a bibliografia indicada pelo professor).
Assim como nas outras disciplinas, é interessante conversar com veteranos no período de matrículas para descobrir um pouco sobre o estilo de cada professor e se quiser provas antigas, listas de exercícios, anotações do caderno de ex alunos, slides de aulas e os livros mais usados, dá uma olhada aqui no Drive do ENE! 😉
Fenômenos de Transporte
Fenômenos de Transporte é uma disciplina que é focada em transporte e movimento de fluidos. Assim, é uma disciplina que complementa bem a de Física 2. Para ir bem nesta, é necessário conhecimento em Cálculo 3, para evitar defasagem de conhecimento prévio, o que pode deixar a matéria mais complicada do que esta naturalmente é.
É uma matéria de 5 créditos, e é impoprtante que se converse com veteranos a respeito desta, a fim de conseguir dicas de como ir bem na disciplina, pois esta realmente pode ser desafiadorea para pessoas desprevinidas.
Circuitos Elétricos
CE é uma das disciplinas base do curso, é aqui que aprendemos como resolver circuitos com correntes alternadas, com capacitores e indutores. Na disciplina, aprendemos como utilizar ferramentas como a transformada laplace na resolução de circuitos.
É recomendado a realização de vários exercícios pois eles realmente facilitam a compreensão da matéria. Exercícios, provas passadas e o livro texto podem ser encontrados no drive da elétrica.
Laboratório de Circuitos Elétricos
Laboratório de Circuitos Elétricos é uma disciplina de 2 créditos práticos, que possui como pré-requisito a conclusão das matérias de Introdução aos Circuitos Elétricos (ICE) e Sinais e Sistemas em Tempo Contínuo (SSTC). Ela segue basicamente a mesma dinâmica de uma matéria de laboratório, sendo então a parte prática da matéria de Circuitos Elétricos (CE). A disciplina conta com 9 experimentos e um trabalho final. Esses experimentos consistem na construção e na descrição do funcionamento de circuitos elétricos. É uma disciplina que depende do conhecimento do estudante na matéria de Circuitos Elétricos, uma vez que é a partir da teoria que o aluno é capaz de aplicar seus conhecimentos na prática do laboratório. Nessa disciplina o aluno aprende a compreender melhor como os circuitos elétricos funcionam na prática e aprendem a entender o porque funcionam ou não.
Ciências do Ambiente
Ciências do Ambiente é a única matéria do Departamento de Ecologia que consta no fluxo de Engenharia Elétrica. Com apenas dois créditos, não costuma dar muito trabalho aos alunos, mesmo tendo metodologias diferentes dependendo do professor. Em sua ementa, constam o estudo da biosfera e seu equilíbrio, dos efeitos da tecnologia sobre a natureza, da preservação de recursos naturais, da legislação ambiental e da matriz energética brasileira e mundial.
Por mais que muito do conteúdo já tenha sido visto ao longo do ensino médio em matérias como Biologia e Geografia, a disciplina de Ciamb traz novas abordagens para velhas problemáticas, as quais podem ter maiores relações com o curso de Engenharia Elétrica (dependendo do professor).
A matéria costuma contar com duas provas feitas no Moodle, sendo que grande parte do conteúdo fica disponível no Aprender por meio de slides. Além das provas, há professores que gostam de dividir essa nota com mais um trabalho, que pode também ser mais relacionado com o curso dos alunos ou não, uma vez que a matéria consta no fluxo de várias graduações.