Existem várias equipes de competição na UnB que os alunos podem participar. Essas equipes possuem projetos que permitem ao aluno colocar em prática os conhecimentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas do curso.
Abaixo serão listadas algumas equipes e um texto descritivo de cada uma, para que os leitores possam conhecê-las melhor.
• DROID – Competição de Robôs
A DROID – Divisão de Robótica Inteligente – é a Equipe de Competição de Robôs da UnB. Compete desde o segundo semestre de 2009 em torneios nacionais e internacionais de Desafio de Robô. A Equipe conta com integrantes das diversas áreas da engenharia. A DROID participa de competições de robótica autônoma que simulam problemas reais e visam o desenvolvimento das tecnologias atuais. O trabalho da equipe consiste em construir robôs, desde sua parte mecânica até a elétrica, e programá-los para resolver o desafio proposto nas competições.
A IEEE-SEK, a IEEE-Open, a RoboCup Festo Logistics da Latin America Robotics Competition (LARC), a Firefighting, a Balancer Race da Robogames, e a RoboCup Work da RoboCup Geman Open são exemplos de categorias que a DROID participa. Também atuam na Semana de Ciência e Tecnologia e outros eventos relacionados. Os robôs são autônomos, ou seja, ninguém os controla diretamente na hora da competição, eles são programados e no desafio apenas executam o que está na sua programação.
Mais informações em facebook.com/droidunb.
• Draco Volans – Aerodesign SAE
A equipe Draco Volans foi fundada em 2003 com o obejtivo de representar a Universidade de Brasília na Competição SAE Brasil de Aerodesign. A equipe foi a primeira da região Centro-Oeste a participar desta modalidade de evento.
Participou pela primeira vez da Competição SAE Brasil Aerodesign em setembro de 2004, obtendo a 12ª colocação, que lhe rendeu o título de melhor universidade estreante. Já em 2005, a equipe recebeu o troféu de 5º lugar dentre os 61 participantes. A equipe Draco Volans é pioneira do Aerodesign na Universidade de Brasília e na região Centro-Oeste.
Unidos com o propósito de ter contato com a engenharia aplicada e criada exclusivamente por iniciativa dos alunos, a equipe projeta, constrói e faz voar aeronaves rádio controladas.
Mais informações em facebook.com/dracovolans.unb.
• Piratas do Cerrado – Baja SAE
A equipe Piratas do Cerrado foi criada em 1997 por alunos de Engenharia com o objetivo de participar da competição de veículos off-road Baja SAE, e um ano após sua criação, já participava do seu primeiro evento. Atualmente, a equipe possui membros dos diferentes cursos de graduação e é dividida em 6 áreas de projeto: Powertrain, Freio, Suspensão, Design e Ergonomia, Cálculo Estrutural e Eletrônica e 4 áreas organizacionais: Gestão, Marketing, Logística e Financeiro.
A competição Baja SAE busca estimular os participantes a desenvolver habilidades fundamentais para o mercado de trabalho como liderança e trabalho em equipe. Anualmente, a equipe Piratas do Cerrado participa de duas competições, sendo elas a Regional Sudeste e a Nacional, que conta com mais de 70 equipes de todo Brasil, sendo que as 3 melhores equipes são convidados a participar da competição internacional que ocorre nos Estados Unidos.
A subárea de eletrônica na equipe Piratas do Cerrado é responsável por desenvolver um sistema eletrônico embarcado para monitorar a performance do protótipo. Além disso, ela é responsável por auxiliar a realização de testes a partir da escolha e implementação de sensores e meios de armazenar dados. Para isso, dentro da equipe, o membro aprenderá sobre transmissão de dados, microcontroladores, tratamento de sinais, escolha de sensores e processos de manufatura.
Contato da equipe e mais informações:
Email – piratasdocerrado@gmail.com
Instagram – @piratas_do_cerrado
Facebook -Piratas do Cerrado
• UnBall – Futebol de Robôs
A UnBall – Futebol de Robôs foi fundada em 2009 com o objetivo de participar de competições nacionais e internacionais de robótica, utilizando robôs autônomos para jogar partidas de futebol.
A UnBall, atualmente, participa da LARC/CBR (Latin American Robotics Competion/Competição Brasileira de Robótica) e da IronCup, competindo na categoria IEEE Very Small Size Soccer, para a qual projeta e constrói os próprios robôs, enfrentando desafios de mecânica, eletrônica, visão computacional e desenvolvendo a inteligência artificial para os robôs. O projeto é composto inteiramente por alunos voluntários da Universidade de Brasília (UnB), que realizam desde a parte técnica à gestão e seleção da equipe. A UnBall visa complementar a formação acadêmica dos seus integrantes, através de uma aplicação prática de robótica, promovendo a troca de experiência em um espaço de inovação e aprendizado.
A categoria IEEE Very Small Soccer, na qual a equipe compete, consiste de 3 robôs autônomos em cada time. Os robôs devem ter formato cúbico com dimensões máximas de 75 mm de lado. A localização dos robôs no campo é feita por meio de uma câmera, e cada equipe deve desenvolver sua própria visão computacional. Os robôs se comunicam com um computador central utilizando comunicação sem fio.
Desenvolvemos tanto o projeto da placa eletrônica quanto o da modelagem mecânica, uma vez que os nossos robôs são impressos em impressora 3D.
• UnBeatables – Futebol de Robôs Humanoides
A UnBeatables é a equipe de competição de futebol de robôs humanoides da Universidade de Brasília. Desde sua fundação em 2014, o grupo tem representado a UnB em competições regionais e o Brasil em campeonatos mundiais, trazendo diversos títulos para casa. O time participa da categoria Standard Platform League da RoboCup, que utiliza robôs humanoides do modelo NAO. Os robôs devem ser capazes de tomar todas as decisões por si só sem qualquer interferência externa. Para alcançar essa autonomia, o trabalho da equipe foca em visão computacional, comportamento, comunicação e locomoção.
Além do desenvolvimento de habilidades acadêmicas dos membros, a UnBeatables se empenha em impactar e beneficiar a comunidade local. Os projetos de extensão desenvolvidos pela equipe buscam propiciar aos alunos da educação básica o contato com este tipo de tecnologia, o conhecimento de noções de robótica e o incentivo para a futura formação nessa área.
Mais informações:
Facebook: facebook.com/unbeatablesbr
Instagram: instagram.com/unbeatablesbr
• Apuama Racing – Fórmula SAE Combustão
A Apuama Racing é a equipe de Fórmula SAE Combustão da Universidade de Brasília fundada em 2004.
A competição, que é realizada em diversos países, é promovida pela Society of Automotive Engineers (SAE), entidade sem fins lucrativos sediada nos EUA. Para competir, cada equipe deve desenvolver um protótipo de carro de corrida no estilo open wheel (semelhante a um Fórmula 1), nas categorias combustão ou elétrico. As equipes são avaliadas rigorosamente, desde os elementos mais simples de projeto até o estudo de mercado para a produção em larga escala do seu protótipo.
A equipe membros de diversos cursos da universidade, distribuídos nas áreas de projeto e de gestão da equipe.
Mais informações em facebook.com/ApuamaRacing.