O IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, é a maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Possui sede em Nova Jersey e conta com mais de 396.000 membros espalhados em mais de 160 países.
Dentro da Universidade de Brasília, ele é representado pelo Ramo Estudantil IEEE UnB. Formado por estudantes de graduação e pós-graduação, ele tem por objetivo a execução de projetos técnicos e humanitários, desenvolvimento de tecnologias para a sociedade e a promoção da área de engenharia e ciências exatas. O Ramo na UnB conta com 9 Capítulos Estudantis e 1 Grupo de Afinidade.
AESS (Aerospace and Electronic Systems Society)
O IEEE AESS é o capítulo estudantil voltado para a área da Engenharia Aeroespacial. Ele fica sediado no campus Gama da UnB (FGA) e seus projetos incluem diversas áreas como processamento de imagens, drones, cubesats entre outras.
Além disso, o capítulo também organiza eventos orientados para divulgação científica como palestras/webinars para a comunidade acadêmica.
Os processos seletivos geralmente acontecem a cada seis meses, no começo de cada semestre. Apesar de estar na FGA, a AESS aceita alunos de todos os campus da UnB e de vários cursos, o mais importante é o empenho e desejo de participar!
IG: @aess_unb
CAS (Circuits and Systems Society)
A CAS é a principal organização que promove os avanços em teoria, análise, design, ferramentas e implementação de circuitos e sistemas. Os propósitos da sociedade são de caráter científico, literário e educacional, voltados para o avanço da teoria e prática nos ramos elétricos, eletrônicos e afins da engenharia ou das artes e ciências correlatas.
Sua missão é promover os membros do capítulo em todas as disciplinas para enfrentar os grandes desafios da humanidade, concebendo soluções pioneiras para problemas fundamentais e aplicados em circuitos e sistemas. Eles acreditam que os grandes desafios atuais da engenharia só podem ser abordados de forma interdisciplinar. A experiência única e profunda da sociedade pode ter um impacto decisivo em questões importantes como energia sustentável, bio saúde, tecnologia da informação verde, nanotecnologia e sistemas de tecnologia de informação escalável.
Para saber mais informações sobre formas de ingresso, projetos ou outras questões, você pode entrar em contato com os membros do Capítulo através das redes sociais oficiais!
Facebook: CASIEEEUNB
CIS (Computational Intelligence Society)
Fundado em 2018 por alunos dos departamentos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, o IEEE CIS UnB é o Capítulo Estudantil da universidade que desenvolve projetos ligados a Inteligência artificial e suas aplicações.
Desenvolvem projetos como avaliação de câncer de pele por imagens, análise de sentimentos em texto, avaliação de normas técnicas e reconhecimento de imagens em parceria com professores e laboratórios da UnB. Além disso, o capítulo recebeu do IEEE CIS o prêmio de Outsanding Chapter of the Year em razão das atividades exercidas no ano de 2019.
Os processos seletivos acontecem uma vez por ano, geralmente, no primeiro semestre. Os membros recebem treinamento então não é necessário possuir grande conhecimento prévio, o mais importante é a dedicação e vontade de aprender!
IG: @ieeecisunb
ComSoc (Communications Society)
O IEEE ComSoc UnB é formado por estudantes interessados em desenvolver projetos e atividades relacionadas à computação, redes e telecomunicações.
O grupo representa e realiza projetos que contribuam com o desenvolvimento de seus membros e toda a comunidade acadêmica e externa da UnB, também através de cursos e palestras na área.
Os processos seletivos geralmente acontecem uma vez por ano e você pode encontrar mais informações nas redes sociais do capítulo!
IG: @comsocunb
CS (Computer Society)
O IEEE Computer Society UnB é o capítulo do Ramo Estudantil IEEE UnB voltado para questões relacionadas aos computadores. Este capítulo realiza projetos de computação além de apoiar e organizar diversos eventos relacionados principalmente à ciência da computação, engenharia elétrica e eletrônica.
O Capítulo é composto por voluntários e tem como objetivos desenvolver soluções tecnológicas computacionais tanto em software quanto em hardware, diminuir a distância entre estudantes, empresas e universidades e fomentar pesquisas que busquem não somente gerar novos produtos como também oferecer uma oportunidade para novas experiências e aprendizados aos seus membros.
Os processos seletivos acontecem periodicamente e são divulgados nas redes sociais do capítulo. Sendo integrante do IEEE CS UnB, você terá a experiência de participar de vários projetos relacionados à área da computação. Além disso, você estará em um ótimo ambiente para conhecer novas pessoas e fazer networking!
EMBS (Engineering in Medicine and Biology Society)
Criado em 2013, o IEEE EMBS é um capítulo estudantil dedicado ao estudo da engenharia biomédica. O foco dos projetos desenvolvidos é a facilitação do dia a dia, um exemplo é o mouse adaptado para pessoas com movimento reduzido nas mãos, produzido pela equipe há cerca de 2 anos.
Tem como um dos projetos a Senses, cujo objetivo é reunir alunos e professores com interesse na área de engenharia biomédica, promovendo palestras, minicursos, divulgando pesquisas e notícias.
O processo seletivo ocorre uma vez no ano, geralmente entre março e maio, as inscrições duram cerca de duas semanas, e ele envolve uma entrevista individual com os participantes para conhecê-los melhor.
IG: @embsunb
PES (Power and Energy Society)
O capítulo foi criado em outubro de 2016 inspirado nas experiências do atual presidente com o IEEE PES da Monash University em Melbourne, Austrália.
Sua contribuição se dá pelo estudo de energia e potência, para um mundo mais sustentável através de diversos projetos sociais e técnicos, como o Network Without Borders, IEEE PES Renewable Engineering in Schools (RES), Que Brilhe o Sol e Gerando Energia Social. Grande parte dos projetos acontecem através de parcerias com entidades externas à Universidade, como a Fábrica Social do GDF, que ajuda comunidades carentes com capacitação profissional e inclusão social, o WWF Brasil e escolas públicas. Promovem, também, visitas a locais de interesse, estudos de viabilidade de energia, palestras, cursos e congressos.
Os projetos importantes do capítulo incluem as equipes de competição Titans e FGR, que se apoiam mutuamente nos projetos e competições nacionais.
Eles estão abertos a receber todos os interessados em trabalhar como voluntários no IEEE PES, basta entrar em contato!
IG: @ieee.pes.unb
RAS (Robotics and Automation Society)
O Capítulo Estudantil de Robótica e Automação do IEEE UnB é um dos 21 capítulos estudantis RAS no Conselho Brasil. Um grupo de estudantes proativos e animados. Procuram sempre aprendizado e capacitação para o mercado de trabalho, desta forma auxiliam os estudantes a alcançarem seu maior potencial.
Atualmente, a RAS-UnB possui um projeto contínuo: a Edubot que tem como objetivo ensinar gratuitamente robótica e programação para alunos de escolas públicas de Brasília. Além disso, o Capítulo promove eventos relacionados à robótica, como palestras e minicursos.
Os processos seletivos acontecem semestralmente e você pode encontrar mais informações nas redes sociais oficiais do capítulo!
IG: @ieee.ras.unb
SSIT (Society on Social Implications of Technology)
O IEEE SSIT UnB é um projeto de extensão e capítulo estudantil que visa causar impactos ou a diferença na sociedade com o auxílio da tecnologia.
O SSIT hoje atua diretamente com projetos, eventos e campanhas ligadas na sua maior parte à comunidade acadêmica da UnB, o principal projeto em desenvolvimento é o Signal que tem a finalidade de ensinar programação para jovens surdos.
Para fazer parte da equipe e ajudar a impactar a sociedade, a pessoa interessada pode entrar em contato pela página no instagram ou facebook e para conhecer mais sobre o projeto e sobre o processo seletivo acesse o site https://site.ieee.org/sb-ssit-unb/
IG: @ieessitunb
WIE (Women in Engineering)
A IEEE Women in Engineering é uma das maiores organizações profissionais internacionais dedicada a promover mulheres engenheiras e cientistas, e a inspirar meninas em todo o mundo a seguirem seus interesses acadêmicos em uma carreira em engenharia.
O IEEE WiE UnB hoje articula e organiza atividades na forma de ações, eventos (rodas de conversas, palestras) e treinamentos (cursos, grupos de estudos) direcionadas para as alunas das exatas.
Quem tiver interesse em ingressar como participante do WiE e colaborar com as nossas atividades, pode entrar em contato conosco pelo nosso e-mail (ieeewieunb@gmail.com) que marcamos um bate papo para entender melhor a sua história e sua motivação!
IG: @ieeewieunb